Apagão geral paralisa Portugal e Espanha e atinge outros países da UE. Fernando Mitre, diretor de jornalismo da Band, está em Portugal e relata o caos em meio ao apagão que atinge também a Espanha, França e cidades de outros países pela Europa nesta segunda-feira (28).

Segundo o jornalista, serviços essenciais estão funcionando parcialmente. “Está tudo muito confuso, tem mais ou menos uma hora que a energia acabou, os moradores estão na rua, ainda muito em dúvida sobre tudo, o metrô está parado, os hospitais estão funcionando com gerador”, afirmou Mitre, ao Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes. Segundo ele, o governo português tenta dar informações, mas nada muito claro.

“Agora o que falam é de um ataque cibernético fora de Portugal. Estou aqui com uns moradores, dentro de uma loja, operários estão parando e essa é a situação”, diz. Mitre afirma que a expectativa de retorno da energia é enorme, mas não houve pronunciamento oficial. “Não tem hipótese nenhuma levantada para a volta da energia”, pontuou.

O serviço de internet, segundo Mitre, é intermitente. A operadora de energia elétrica não determinou a causa do apagão e disse que investiga até a possibilidade de um ataque cibernético. Países como Bélgica, Alemanha e Itália também registraram queda de energia.

O motivo da queda de energia pode também ter sido uma falha de conexão em toda a Península Ibérica, mas isso está sob investigação. O apagão ocorreu por volta de 12h30 no horário local, algo em torno de sete da manhã no Brasil.